Serviço Social e Questão Social

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

A reprodução ampliada do capital e a questão social – suas expressões na atualidade como base material do trabalho do/a assistente social. O debate na literatura do Serviço Social: a “escola francesa” e a tradição marxista. Particularidades da questão social no Brasil no lastro da formação social brasileira e na contemporaneidade. Questão social: classe, raça e gênero. Questão social e as lutas sociais.

Referências

ALBUQUERUE, C. S e CARVALHO, T. Conexão entre questão racial e questão social na formação social brasileira (p. 83 a 101).

MEDEIROS, E; NOGUEIRA, L e BEZERRA, L. (orgs.). Formação Social e Serviço Social. São Paulo: Outras expressões, 2019.

CASTEL, R. As transformações da questão social. In: WANDERLEY et alli (Orgs). Desigualdade e a Questão Social. São Paulo: EDUC, 1997

CASTELO, R. As encruzilhadas da América Latina e a militarização da “Questão Social”. Temporalis, ABEPSS, n.18, 2009.

CISNE, M. e SANTOS, S. M. M.. Feminismo, diversidade sexual e Serviço Social. Biblioteca básica de Serviço Social. V. 8. Cap. 1, 1.3; Cap. 2, item 2.3. São Paulo: Cortez, 2018.

GONÇALVES,R. Quando a questão social é o nó da questão social. Katálysis, n. 21, v. 3, 2018. 

IAMAMOTO, M.V. Serviço Social em tempo de capital fetiche. Capital financeiro, trabalho e questão social. Cap. II. São Paulo: Cortez, 2007

MARX, K. O Capital Crítica da Economia Politica. Livro I, Cap. XXII, São Paulo: Boitempo, 2013.

NETTO, J. P. Cinco notas a propósito da “questão social”. Temporalis. ABEPSS, Brasília, 2001, n.3

O debate dos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

A concepção e a trajetória do debate dos fundamentos do Serviço Social. Matrizes do pensamento social no Serviço Social contemporâneo: marxismos e pós-modernidade. Relação fundamentos, trabalho profissional e projeto ético-político do Serviço Social: desafios na atualidade.

Referências

ABREU, M. M. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. São Paulo: Cortez, 2002.

GUERRA, Y.; LEWGOY, A. M. B; MOLJO, C. B.;SERPA,M.;SILVA,J. F.S. (Orgs). Serviço Social e seus fundamentos: conhecimento de crítica. Campinas, Papel Social, 2018.

IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007. Introdução, Cap. III e IV.

MOTA, A. E. Serviço Social brasileiro: profissão e área do conhecimento. Katálysis, n. 16. v. esp., Ed. UFSC, 2013.

NETTO, J.P. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 8a ed. São Paulo: Cortez, 2011, Cap. II.

SANTOS, J. S. Neoconservadorismo pós-moderno e Serviço Social brasileiro. São Paulo, Cortez.2007.

SIMIONATTO, I. Gramsci – sua teoria, incidência no Brasil, influência no Serviço Social. 4a ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SOUZA, A. SILVA. Lukács e o Serviço Social brasileiro. Curitiba, Editora Prismas, 2016.

Serviço Social e América Latina: tendências teóricas atuais

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

Gênese, desenvolvimento, crise e renovação do Serviço Social. Divisão do trabalho, ordem monopólica do capital e Serviço Social na América Latina. Capitalismo, imperialismo e dependência. O processo de reconceituação latino-americano e seu legado contemporâneo. Tendências teóricas atuais do Serviço Social na América Latina. A reatualização do conservadorismo e o debate crítico: neoconservadorismos, progressismos e marxismos no Serviço Social na América Latina.

Referências

Gestão Social – avaliação de políticas e programas sociais

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

Paradigmas da gestão social e novos espaços de intervenção entre os diversos atores do Estado e sociedade. Dinâmica social de integração entre áreas governamental e não governamental e o trabalho em rede. Sistema de indicadores. Avaliação de políticas e programas sociais, suas metodologias e problematização do uso de indicadores sociais, suas dimensões da avaliação e do monitoramento de políticas, programas e projetos.

Referências

Serviço Social e questão racial

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

No dia seguinte à abolição da escravatura, a população negra se viu às margens do sistema capitalista nascente. O Estado brasileiro fez um esforço para empregar a força de trabalho europeia, passando a considerá-la mais qualificada do que a força de trabalho que até então supria as necessidades coloniais. Na nascente sociedade de classes foi imposta a subproletarização ou a inserção periférica da(o)s trabalhadora(o)s negra(o)s no Brasil. Estes certamente engrossariam as filas dos que se tornariam a(o)s usuária(o)s de uma profissão que surge na década de 1930: o Serviço Social. No entanto esta área de conhecimento ainda pouco se dedicou ao exame desta complexa relação. Esta optativa tem por objetivo analisar os nexos entre capitalismo e racismo, ideologia do branqueamento e mito da democracia racial. O problema que norteará as discussões teóricas será a forma como a questão racial foi apreendida pelo Serviço Social ao longo de sua trajetória.

Referências

Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Serviço Social

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

Discutir as relações sociais de trabalho e suas interferências para a vida e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, contemplando o processo sócio histórico do trabalho no capitalismo global e financeirizado. A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras vincula-se a Questão Social e, portanto, considera-se também o processo de luta da classe trabalhadora pela melhoria das condições de vida e trabalho. Busca-se, ainda, uma aproximação do Serviço Social e o campo Saúde do/aa Trabalhador/a.

Referências

Políticas Públicas e Proteção Social no Brasil: abordagem teórica e desafios atuais no Brasil

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

Ascensão e crise do Welfare State. Modelos de classificação do Welfare State. Constituição e especificidades do Sistema de Proteção Social no Brasil. Políticas Sociais Setoriais no Brasil.

Referências

Trabalho, Gênero e Raça

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

O gênero, a raça e suas especificidades oriundas da categoria trabalho como elemento fundante do ser social. As transformações no mundo do trabalho: a questão do emprego, novas formas de regulação e desregulação do mercado de trabalho e sua flexibilização. A feminização no mundo do trabalho e sua divisão sócio sexual e racial e seus desdobramentos nas esferas produtivas e reprodutivas.

Referências

Trabalho, Classes e Movimentos Sociais

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

Trabalho como categoria fundante do ser social, teoria das classes sociais, consciência de classe, organizações dos trabalhadores (partidos, sindicatos etc.) e suas manifestações econômicas, políticas e culturais na sociedade brasileira. As relações do Serviço Social com os movimentos sociais sob a determinação das contradições de classe, gênero e raça-etnia na contemporaneidade.

Referências

Capitalismo, Colonialismo e Racismo

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

As determinações reflexivas entre capitalismo, colonialismo, sexismo e racismo como elementos constituintes do sócio metabolismo do capital. A gênese e a função do racismo na particularidades da formação social brasileira. O racismo, a super-exploração, a crise estrutural do capital e as configurações históricas da questão social na sociedade contemporânea. Desafios para o Serviço Social e o trabalho profissional.

Referências

A Ética na perspectiva ontológica

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

A ética na tradição marxista. O reconhecimento da genericidade humana na relação com humano-singular. A constituição de valores/desvalores na sociabilidade burguesa e as opressões de classe, raça e gênero. Sociabilidade burguesa e processo de desumanização. A contribuição da ética marxista no enfrentamento ao conservadorismo.

Referências

Estado e política social

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

Abordagens teóricas sobre o Estado: a concepção liberal do Estado (liberalismo clássico, democrático e o neoliberalismo) e o Estado na tradição marxista. Determinações econômicas, sócio históricas e políticas do surgimento e desenvolvimento das políticas sociais na sociabilidade capitalista. Crise do capital, fundo público e os custos da crise para a política social. Capitalismo, Estado e políticas sociais no contexto brasileiro.

Referências

Pesquisa Social

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

O conhecimento e a pesquisa nas Ciências Sociais. Pressupostos epistemológicos, teorias e métodos. O projeto de pesquisa e seus elementos constitutivos. O processo de investigação científica, metodologias e técnicas de pesquisa social. Apresentação e discussão dos Projetos de pesquisa.

Referências

Docência no Ensino Superior: concepções e práticas

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

Estado e o Sistema Educacional brasileiro e a formação de professores. Docência e a universidade. Pedagogia e desafios do trabalho docente no ensino superior. O exercício ético-político da docência. Debate sobre as tecnologias de ensino. Estratégias político-pedagógicas no processo ensino e aprendizagem. LBD. Problematizações sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC e Abepss) na área de Serviço Social. Projeto Político Pedagógico e desenhos curriculares e integração ensino e comunidade. Análise e desenvolvimento de Planejamento educacional. Concepções e práticas de Avaliação de aprendizagem.

Referências

Frantz Fanon, o racismo e os determinantes sociais de saúde: questões para o serviço social

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

As determinações reflexivas entre capitalismo, colonialismo, racismo e racialização; a objetividade e a subjetividade da alienação colonial; branquitude, negritude e dupla consciência e duplo narcisismo em Frantz Fanon; o racismo como determinação social da saúde física e mental.

Referências

Crianças, Adolescentes, Famílias e Políticas Sociais na Sociedade brasileira

Ementa

Total de créditos: 3 créditos

História social da criança, adolescente e família na inter-relação com as políticas sociais e estado na sociedade brasileira, intersecções de gênero, classe, raça/etnia e as relações econômicas, sociais, políticas e cultural, como um processo histórico permanente em construção. A proteção integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Erosão das políticas sociais e a redução dos direitos sociais no âmbito da (des)proteção social para crianças, adolescentes e famílias mediante as transformações econômicas do sistema capitalista e seus impactos na vida social. Adensamento teórico-metodológicos e ético políticos para o fortalecimento das lutas democráticas e ampliação dos espaços de participação popular.

Referências

XX

Ementa

Total de créditos: XX créditos

Referências