ptenes

Realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2022, on line, o I Seminário foi organizado com o objetivo de socializar e aprofundar conhecimentos sobre as atividades desenvolvidas pelos/as componentes do Programa, que já comemorou seu primeiro quadriênio. Assim, concomitante à oportunidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos e Pesquisas vinculados ao Programa, pretendeu-se construir um maior diálogo entre as diversas ações desenvolvidas na efetivação da pesquisa, como base para a produção de conhecimento com inserção social e impacto local, regional e nacional.

Iniciado no dia 23 de fevereiro, com uma sessão de acolhimento à nova turma de mestrandos/as, quando foram prestadas as mais diversas informações sobre a Universidade e sobre o Programa, a atividade foi motivadora daquelas que a ela se seguiram. A sessão foi coordenada pela Profª Drª. Liduina Oliveira e Milca Pascoal e  contou com a presença do Prof. Dr. Ricardo Bertola, da ProPGPq.

Inicialmente, uma atividade cultural, apresentada pelas mestrandas Idalina Costa e Ana Paula Pires, que brindaram os presentes com uma poesia e uma música de suas autorias. A mesa de abertura, a seguir, sob a coordenação do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais, nas pessoas da Profª Drª. Liduina Oliveira e Mestranda Idalina Costa, teve a presença das representações da ABEPSS, Prof. Dr. Rodrigo Teixeira, da ProPGPq, Prof. Dr. Ricardo Bertola, da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, Profª Drª. Hanna Karen, e do Curso de Serviço Social, Profª Drª. Luciana Melo. A conferência inicial, contou com a presença do/da Professor/a Dr. Carlos Frederico Martins Menck Coordenação de área Ciências Biológicas 1 CAPES (USP), Drª Inês Stampa, Coordenação de área na CAPES (PUC-RJ), e da doutoranda Ana Claudia Bonilha, Coordenadora Geral da Associação dos Pós-Graduandos da UNIFESP, com informações relevantes sobre o desmonte da Educação Superior no Brasil, demarcando também o compromisso ético-político de sua defesa.

No dia 23 de fevereiro, as atividades foram iniciadas com a presença das Profªs Drªs. Carmelita Yasbek e Liduina Oliveira, que destacaram aspectos fundamentais da importância da pesquisa e da inserção social na formação da pós-graduação no PPGSSPS. Foi uma mesa de debates que mostrou a intrínseca articulação das professoras, a primeira pelo acompanhamento sistemático que tem feito ao Programa desde o seu início, e a segunda, pelo conhecimento e defesa dos objetivos do mesmo, tendo em vista o seu fortalecimento e crescimento.

Na continuidade, os Grupos de Pesquisa articulados ao Programa se apresentaram, destacando suas produções e os desafios que enfrentam nas pesquisas desenvolvidas. A diversidade das temáticas que os Grupos abordam mostrou a riqueza de conteúdos que alimenta os debates no interior do Programa. Ao final, alguns aspectos significativos que emergiram do seminário foram destacados:

• Resistências e lutas contra as privatizações a exemplo (portaria da Capes de 2021 que aprovou abertura de programas strictu sensu de modo EAD) e com flexibilização dos curriculos;
  • luta contra desfinanciamento da educação, de modo particular, da pós-graduação;
  • Permanência estudantil na pós-graudação com bolsa para pesquisa;
  • Atuação de forma colaborativa entre os programas da área do Serviço Social como forma de resistência e fortalecimento da área em articulação com a Abepss;
  • Enraizamento do debate sobre classe e relações etnico-raciais no Programa;
  • Introdução do debate nas pesquisas sobre as questões socioambiental, imigração e refugiados e o seu fortalecimento pelo Programa.
  • Aprofundamento da nucleação de todo o corpo docente/discente e construção de ações coletivas entre núcleos/grupos de pesquisa com vistas aos fortalecimento do Programa.

Foto do dia 23/02/2022: Arquivo do Programa.

Foto do dia 24/02/2022: Arquivo do Programa.

Foto do dia 24/02/2022: Arquivo do Programa.

Comissão Organizadora:

Profª Drª Maria Liduina Oliveira Silva

Profª. Dra. Renata Gonçalves

Profª. Dra. Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz

Profª. Dra. Maria Rosângela Batistoni

Profª Drª Francisca Rodrigues Pini

Milca de Oliveira Pascoal (Secretária Executiva do Programa)

Idalina Costa Teixeira (Representante Discente)

Thais Lasevicius (Representante Discente)