ptenes

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇAO EM SERVIÇO SOCIAL PELA PARTIDA DO AMIGO JOSÉ XAVIER CORTEZ

 

Hoje o Serviço Social e a Educação amanheceram triste. O Sr. Cortez serenou!

Saudades do amigo do Serviço Social brasileiro. O seu legado e contribuição histórica, particularmente, para o Serviço Social brasileiro é imensurável. Seu coração pulsava pelo Serviço Social. Muito amor, companheirismo e compromisso envolvido nessa relação Serviço Social e Cortez Editora. Com sua editora e livraria, disseminou a produção intelectual da área que, hoje, reverbera e constituiu o arcabouço teórico-metodológico que alicerça a direção social da profissão. Sua simplicidade, generosidade e dedicação como editor/livreiro, aportou as bases de uma trajetória do homem e cidadão nordestino que alcançou voos não imagináveis diante da origem de um homem trabalhador e migrante na capital paulista. Na contramão da sociabilidade burguesa nutria a esperança e conquistou o reconhecimento profissional pelo trabalho, e assim, consolida sua trajetória e a história de sua editora e livraria na relação com o Serviço Social.
Sua alegria de viver, a paixão pela dança, pelo forro e seu encantamento, especialmente, com as/os companheiras/os/es do Serviço Social, nutriram laços fortes de grandes amizades, além das memoráveis histórias que ficam para cada um e cada uma, de diversão e entusiasmo pela vida e pelo amanhã.
É, portanto, com bastante pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do Sr. José Xavier Cortez (1936-2021), aos 85 anos, nesta data, 24 de setembro. Nós, da graduação e pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Baixada Santista, expressamos nossos sentimentos, solidariedade e carinho à família e aos milhares de amigos/as/es que o Sr. Cortez cativou na sua jornada de vida.
Vida pulsante que nos deixa hoje com triste e luto e também com a memória que reverbera a história do Serviço Social brasileiro. Manifestamos hoje e sempre nossa admiração, respeito e muito amor pelo Sr. Cortez.

Sr. Cortez presente!


Santos/São Paulo, 24 de setembro de 2021.


Curso de Serviço Social e Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Unifesp/Baixada Santista